Cebrap lança pesquisa de contagem de ciclistas no município de São Paulo

contagemCiclistas_homesite

Nos últimos cinco anos, o ciclismo urbano ganhou mais espaço em São Paulo. Ciclorrotas, ciclovias, sistemas de compartilhamento de bicicletas, comércio especializado e forte atuação da sociedade civil vêm colocando a bicicleta no cotidiano dos paulistanos. No entanto, ainda falta informação sistemática sobre o tema para que o debate público possa ser mais qualificado. O Cebrap tem essa tradição de produção de conhecimento para colaborar com o debate público. A pesquisa de contagem de ciclistas é mais uma iniciativa nessa direção. A equipe de pesquisa do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap selecionou alguns pontos da cidade com e sem infraestrutura cicloviária para entender como se dá o fluxo das viagens ali realizadas.

Segundo a pesquisa de aferição Origem e Destino do Metrô de 2012, 39,5% dos deslocamentos diários da cidade de São Paulo são feitos por transporte público/coletivo, outros 29,8% feitos por automóvel particular ou moto. Dos deslocamentos realizados diariamente por meios não motorizados, 30,1% são feitos a pé e 0,6% dos deslocamentos são feitos de bicicleta. A prefeitura da cidade tem como meta, até 2029, fazer com que a participação da bicicleta nas viagens cotidianas da cidade seja de 3% e que a rede cicloviária seja composta por 1.000 km de estruturas exclusivas para bicicletas (PlanMob 2015 – texto base).

As contagens do Cebrap tem como objetivo a geração de dados e análises que possam ser utilizados não apenas por pesquisadores da instituição, mas também por pesquisadores de outras instituições, profissionais da mídia e pessoas da sociedade civil que tenham interesse pelo tema.

Confira a íntegra da pesquisa no documento em anexo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s